Como evitar que as unhas quebrem: erros comuns e soluções.
Ter unhas bonitas, fortes e saudáveis é o desejo de muitas pessoas, mas a realidade é que nem sempre elas resistem ao dia a dia. Se você sofre com unhas fracas, quebradiças ou que descamam com facilidade, saiba que isso é mais comum do que parece. A boa notícia é que a maioria dos problemas podem ser evitados com alguns cuidados simples — e, principalmente, evitando erros que muita gente comete sem perceber.
Bianca Mottin
9/1/20254 min ler


Unhas quebradiças não são apenas um problema estético, muitas vezes, são reflexo de hábitos incorretos e até de deficiências nutricionais. A boa notícia é que, com cuidados simples como hidratação, uso correto da lixa, proteção no dia a dia e alimentação equilibrada, é possível ter unhas fortes e bonitas.
Se você deseja unhas bem cuidadas e resistentes, comece hoje mesmo a corrigir esses erros e aplicar as soluções que mostramos aqui. Pequenas mudanças na rotina fazem toda a diferença!




1. Roer ou morder as unhas
4. Usar a unha como ferramenta
5. Falta de hidratação
A principal proteína que forma as unhas é a queratina, responsável por dar resistência e estrutura. A saliva contém enzimas digestivas, que degradam proteínas e gorduras, quando a unha entra em contato constante com essas enzimas, sua estrutura se enfraquece, deixando-as mais finas, quebradiças e propensa à descamação.
Vale ressaltar também que a boca é um ambiente rico em bactérias e fungos e quando a unha apresenta pequenas lesões, morder ou umedecer com saliva aumenta o risco de paroníquia (inflamação ao redor da unha) e até micoses.
Solução: Invista em bases fortalecedoras com gosto amargo, terapias comportamentais, mantenha as unhas sempre bem cuidadas, unhas bonitas criam um senso de cuidado que ajuda a evitar o hábito, outras opções são as esmaltações, unhas postiças ou alongamentos para proteger contra o contato com a unha natural.
Detergentes, alvejantes, desinfetantes e amoníaco contêm substâncias que retiram a camada protetora natural da unha, chamada hidrolipídica, o contato constante com água e produtos químicos, principalmente os produtos de limpeza, faz com que a unha perca água e óleos naturais, deixando-a quebradiças, opaca e propensa a descamação.
O ressecamento e a agressão química também afetam a cutícula, que protege a matriz da unha, sem essa proteção, a unha cresce mais frágil e com irregularidades, podendo comprometer a saúde e estética da unha.
Solução: Use luvas de borracha ou látex sempre que possível, opte por produtos de limpeza menos agressivos, por exemplo, sabões neutros ou produtos com fórmulas biodegradáveis e menos químicos, quando não for possível evitar a exposição, lave as mãos e aplique um creme hidratante ou óleo nutritivo nas unhas e cutículas.
Lixar com força excessiva causa afinamento na lâmina da unha, usar lixas muito abrasivas com granulação grossa (próprias para unhas artificiais) ou polir com frequência ou da forma errada afina a unha e reduz a camada protetora de queratina.
Solução: Sempre lixe a unha usando uma lixa fina (180 a 240 grãos), isso evita microfissuras e descamações, para acabamento, finalize com uma lixa polidora suave, apenas para alinhar, sem pressionar demais.
Forçar coma a unha para levantar lacre de latas ou rasgar embalagens plásticas, usa-la como “espátula” para retirar colas, rótulos ou fitas, digitar ou pressionar botões com a ponta da unha em vez da polpa do dedo, tentar limpar sujeiras em cantinhos ou retirar restos de produtos de superfícies, tentar desrosquear ou girar peças usando a ponta da unha.
Solução: Use sempre ferramentas adequadas, ao digitar, use a ponta dos dedos em vez das unhas, hidrate e cuide das unhas quando elas estão fortes, você sente menos vontade de “testar” a resistência.
Assim como a pele e o cabelo, as unhas também precisam de hidratação. O ressecamento deixa as unhas frágeis e quebradiças.
Solução: Use óleos vegetais (como óleo de amêndoas ou de coco) e cremes específicos para mãos e unhas, aplicando diariamente.
2. Exposição a produtos químicos
3. Lixar de forma errada
6. Má alimentação
Unhas fracas muitas vezes são reflexo da carência de vitaminas e minerais no organismo, como ferro, biotina e proteínas. Solução: Invista em uma dieta rica em frutas, vegetais, oleaginosas e proteínas magras. Em alguns casos, pode ser necessário suplementar com orientação médica. Alguns alimentos ricos em fortalecedores são: Ovos são ricos em biotina. Amêndoas e castanhas são fontes de vitamina E. Espinafre e brócolis são cheios de ferro e cálcio. Peixes são ricos em ômega-3, que ajuda na saúde da unha e da pele.
Mitos e verdades sobre unhas quebradiças
Unhas precisam “respirar”? ❌ Mito. A unha é formada por queratina e não respira, o que elas precisam para crescer fortes são nutrientes vindos da circulação sanguínea, não do ar.
Esfregar alho na unha fortalece? ❌ Parcialmente mito. O alho tem propriedades antifúngicas, mas não fortalece de fato a unha.
Alimentação influencia? ✅ Verdade. A saúde das unhas depende muito de vitaminas e minerais ingeridos na dieta.
Conclusão


Leila Coiffeur
Seu estilo, nossa paixão: beleza que fala por você.
Contato
faleconosco@leilacoiffeur.com
+55 45 3224-6592
© 2025. All rights reserved.
